terça-feira, 21 de outubro de 2008

La Petite Danseuse de Quatorze anos


National Gallery of Art, Washington

La Petite Danseuse de Quatorze anos ou simplesmente a bailarina de catorze anos é uma escultura de Degas de uma uma jovem estudante de dança chamada Marie Van Goethem. Sua composição é dada em cera, o que é bastante incomum em esculturas, com uma crosta de bronze e algmas peças de pano. A obra foi terminada em 1922*.
Muito se questiona quanto à relação de Degas com a jovem bailarina. Alguns dizem que Degas tinha relações mais íntimas com a menina, enquanto outros acreditam que Degas somente a incentivava.
Quando a escultura foi lançada na Sexta Exibição Impressionista em Paris, houveram diferentes críticas acerca da qualidade da obra. Muitos a acharam feia e outros a consideraram grotesca e primitiva.
Enfim, sendo feia ou não, a verdade é que é uma das obras mais conhecidas de Degas e foi vendida num leilão por mais de 12 milhões de dólares a François Pinault, o homem mais rico da França.

*oficialmente a obra fora concluída em 1881, mas seu ultimo retoque (a camada de bronze) foi dado em 1922.

http://news.bbc.co.uk/media/images/39922000/jpg/_39922465_majedski6.jpg

1) Como se sabe, Edgard Degas escupiu a Bailarina de 14 anos quando começou a perder a visão. A partir da informação e com base na análise da escultura,crie um parágrafo abordando os elementos da linguagem visual. Utilize no seu parágrafo as seguintes palavras: Linha, textura e cor.

Um comentário:

Cecília Faber, Joel Santos e Mariana Bittencourt disse...

E é legal também saber que Degas fez essa obra quando já não tinha muito de visão sobrando. Aí ele começou a esculpir/modelar porque ele conseguiria sentir sua arte! Interessante, não?
Continue com o ótimo trabalho!

Uma Dose de Bergère Crew